terça-feira, 16 de setembro de 2014

Tecnologia Educacional


Tecnologia Educacional


 Está conectado e ter domínio sobre as "máquinas"  passou a ser uma necessidade

 

  O mundo mudou, hoje precisamos está atentos as rápidas e constantes mudanças.  Trazer as novas tecnologias para a sala de aula é uma forma de interagir com a nova geração que se conecta cada vez mais cedo. 

"A importância da introdução da informática na escola, não é para melhorar o rendimento escolar. É pq a informática faz parte do mundo, então se você não dá habilidades de começar a controlar essa máquina, você está retirando uma oportunidade de cidadania delas."
 Henrique Sobreira, Professor Doutor em Educação da UeRj, em entrevista ao Fantástico.  

  Equipamentos e ferramentas são fundamentais para que as escolas penetre neste mundo virtual. Utilizar plataformas direcionadas ao ensino, jogos interativos que permitem o entretenimento e o aprendizado simultaneamente, como por exemplo o site mangahigh.com que visa o ensino de matemática para o ensino fundamental a partir de jogos lúdicos, páginas de pesquisa e redes sociais com intuito de interação da classe com o professor, são formas de incluir o ambiente escolar nessa nova perspectiva tecnológica. 

 
  
  Ainda com as aparentes facilidades que temos para efetivar a inclusão virtual das escolas, temos uma grande batalha, pois apesar do próprio estado ceder equipamentos para utilização de professores e alunos das redes públicas estaduais, como tem ocorrido atualmente com os valores disponibilizados pelo MEC para compra de tablets para professores do ensino médio e agora ensino fundamental II, o vilão chamado falta de infra-estrutura nas escolas (falta de internet, internet com baixa velocidade para compartilhar para toda instituição)  e desqualificação dos professores, referente ao uso das novas tecnologias, faz com que os recursos oferecidos não sejam utilizados. 

 Tendemos a evoluir no quesito tecnologia e com isso  há a responsabilidade de cobrar melhorias do estado e nos atualizarmos  para que a escola não vire um local obsoleto e insonso diante de crianças cada vez mais ligadas ao mundo virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário